SEGURANÇA URBANA

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) contará com aumento de 260 agentes no Carnaval 2020, 19,76% a mais que em 2019. Como a Guarda trabalha em regime de escala, serão 3.152 lançamentos do efetivo em todo o evento Momesco, que inclui as prévias, semana pré-carnavalesca, Galo da Madrugada, se estendendo pelos cinco dias principais do evento: da abertura na sexta (21) até a terça-feira (25/02), com o tradicional Orquestrão de Frevo.

As novidades deste ano são os Postos de Comando na Praça do Arsenal, com monitorando e auxílio à população, e aumento da frota de veículos, que proporciona uma melhor resposta e suporte operacional. Para este ano serão empenhadas 30 viaturas, 7 motos e 2 Estações de Videomonitoramento, localizadas no Marco Zero e outra na Praça do Arsenal.

A atuação da Guarda Civil Municipal do Recife no Carnaval da cidade é apoiar os órgãos e secretarias no cumprimento e execução dos serviços ofertados pela Administração Municipal. Também compete à GCMR agir de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, bem como salvaguardar o patrimônio público municipal. Além disso, é dever da Guarda adotar ações preventivas e proativas, se antecipando aos problemas, orientar e contribuir na segurança dos foliões.

Desde outubro de 2018 a Guarda Civil Municipal do Recife atua na Ronda Turística, ação de promoção de segurança e conforto aos turistas e recifenses que circulam pelo bairro do Recife Antigo. E para o Carnaval 2020 a Ronda Turística também estará reforçada.