Uma equipe diária de 410 profissionais, entre eles 270 agentes e 140 orientadores de trânsito, vai reforçar as ações, que têm como intuito promover a segurança viária e auxiliar o deslocamento das pessoas que desejarem curtir a festa.

Entre as novidades deste ano está um novo ponto de embarque para os expressos Galo e da Folia: o Supermercado Extra, na Rua Benfica, na Madalena. As demais rotas tradicionais do Expresso estão mantidas. Os usuários do Expresso da Folia que saírem do Supermercado Extra e shoppings Tacaruna e Plaza desembarcarão na Travessa Tiradentes, ao lado da Receita Federal. Já os usuários do Expresso da Folia que saírem dos shoppings Recife e Riomar, terão o ponto de desembarque no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória.

Além disso, neste ano também serão montados pontos de embarque e desembarque para os usuários de transporte por aplicativos de empresas credenciadas junto à CTTU. Os passageiros poderão esperar o serviço na Praça Tiradentes, na Rua do Imperador Dom Pedro II (entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da República) e no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória.

Para os passageiros que quiserem utilizar os táxis, a CTTU implantará seis pontos de táxi provisórios ao longo do tempo da folia. A PCR também assinou o convênio táxi metropolitano com 10 cidades da Região Metropolitana do Recife, duas a mais que no ano passado. A expectativa é de que a frota de táxi aumente em 50% para oferecer um serviço mais ágil ao folião. Os pontos de táxi, assim como os de embarque e desembarque dos expressos Galo e da Folia, estarão disponíveis no aplicativo Carnaval do Recife. Serão oferecidos, ainda, 1.800 vagas de estacionamento gratuitas para aqueles que desejarem utilizar carro, moto ou bicicleta para chegar ao Bairro do Recife.

Nas interdições, uma novidade é que a Ponte Princesa Isabel se tornará mão dupla para o tráfego misto. Além disso, assim como em 2019, haverá o bloqueio antecipado da Ponte Duarte Coelho, que será fechada para o tráfego de veículos a partir da terça-feira (18), às 22h. Além disso, como no ano anterior, a Ponte Buarque de Macedo, que dá acesso ao Cais do Apolo, será exclusiva para pedestres e passará a ser bloqueada para o tráfego de veículos a partir das 14h do domingo (23), até terça-feira (25) ou até quando o fluxo de pessoas permitir.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, disse que a operação terá como principal objetivo a oferta de meios de transportes para que os foliões possam entrar e sair da folia com segurança viária. “Este ano, além dos expressos Galo e da Folia, pontos de táxis provisórios e estacionamento para quem vem com os carros particulares, a CTTU também disponibilizará três pontos de embarque e desembarque para os usuários de transporte por aplicativo, que agora estão regulamentados no Recife. Nosso objetivo é possibilitar a chegada dos diversos meios de transporte no carnaval para que o folião curta com tranquilidade”, disse.