Espaço já conhecido por quem frequenta o Carnaval no Recife Antigo e de fácil acesso até para quem é visitante, a Central do Carnaval estará montada na Rua do Observatório, próximo à Praça do Arsenal. Na Central do Carnaval, que também agrega um espaço de alimentação, o brincante vai encontrar informações turísticas, serviços de saúde, direitos humanos, atendimento ao consumidor, assistência à mulher e muito mais.

A Central do Carnaval estará aberta durante a semana pré, já nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 16h às 22h. Nos dias oficiais da festa, entre 21 e 25 de fevereiro, o horário será ampliado, sendo das 16h às 2h. Haverá ainda um fraldário que dará suporte às famílias, que funcionará das 13h às 23h. Um anexo da Central, com Sala de Imprensa e suporte às equipes que trabalharão na cobertura da festa, estará no Museu Cais do Sertão. A Central do Carnaval começa a ser desmontada na Quarta-feira de Cinzas (26).

Arena Gastronômica, espaço montado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), contará com 12 estabelecimentos com os mais variados cardápios. Estarão por lá: Espetinho da Ceça; Açaí Original do Pará; Plim Pizza; Nordeste Sabor; Rei das Coxinhas; My Burguer; República dos Pastéis; Hakata; Empadinhas Barnabé; Wayne’s Burguer;  Pizzaria Atlântico; e Ragu da Folia – Cia do Chopp.

O espaço de alimentação será mobiliado em pallets, com mesas, cadeiras e bancos feitos de madeira reflorestada. Também vai ter coleta seletiva e reciclagem de óleo, uma ação de sucesso realizada nos anos anteriores que é feita em parceria com a ASA. No ano passado, foram coletados 110 litros de óleo de fritura. Os cardápios vão ser acessíveis, com informações em braile, inglês e espanhol.