TECNOLOGIA

Para quem conhece bem a festa de rua que só o Recife sabe fazer e para quem está estreando na folia, a tecnologia será um importante aliado. Além do já tradicional site do Carnaval, criado e já disponibilizado pela Prefeitura do Recife, alguns dos aplicativos e serviços online mais usados do país disponibilizarão conteúdo e informações sobre a festa, para ninguém ficar parado – nem perdido.

Maior engenho de buscas do mundo, o Google firmou uma parceria com a administração municipal para oferecer informação prioritária sobre a festa, a cidade, nossos serviços e atrativos. Vai funcionar assim: quando o internauta fizer uma busca sobre o Carnaval do Recife, por exemplo, o Google oferecerá prioritariamente o conteúdo oficial, gerado pela Prefeitura.

Outros serviços, como o Waze e o CittaMobi disponibilizarão para os usuários informações sobre os polos, mudanças de trânsito em função da festa, localização e até programação da festa. No Spotfy, serão oferecidas playlists preparadas pela equipe da Rádio Frei Caneca com alguns dos mais tradicionais frevos e sucessos que vão compor a grade carnavalesca.

CONECTA RECIFE

A Empresa Municipal de Informática (Emprel) continuará com o serviço do Conecta Recife durante o Carnaval 2017. No Marco Zero, na Rua do Bom Jesus e na Praça do Arsenal foram mantidos os pontos de rádios nos hot spots que foram instalados para o Carnaval 2015. Desta forma, pelo menos 300 pessoas podem se conectar simultaneamente na rua e na praça, e no Marco Zero, em média, 1200 podem desfrutar do sinal gratuito de forma simultânea.

O Conecta Recife  disponibiliza internet para a população e leva a 120 pontos da cidade, o acesso à rede livre e gratuita. Dentre os principais objetivos está a inclusão digital da sociedade, a promoção do engajamento social, cultural e político do cidadão recifense e o acesso à informações de turismo e lazer aos visitantes. A rede é disponibilizada através de sinal wifi (sem fio), próximo aos pontos sinalizados com a placa do projeto.

Como utilizar o Conecta Recife – O usuário deve ativar a função wifi no seu celular e solicitar a conexão do dispositivo móvel. Não é necessário realizar inscrição ou colocar login e senha. Somente aguardar a tela de boas-vindas aparecer no dispositivo e seguir com a conexão. É importante estar próximo à uma placa do projeto no momento da utilização. Cada usuário tem duas horas de acesso contínuo com velocidade mínima de 1 Mbps. Após este período o acesso cai e o usuário deve se conectar novamente.

Pontos de conexão:

Região Centro – Mercado da Boa Vista; Policlínica Gouveia de Barros (Boa Vista); Casa da Cultura (3 zonas de wi-fi); Parque Treze de Maio (4 zonas de wi-fi); Rua da Aurora; Praça da República; Policlínica Professor Waldemar de Oliveira (Santo Amaro); Avenida Rio Branco; Av. Marquês de Olinda; Forte do Brum; Praça do Arsenal; Rua da Guia; Rua do Bom Jesus; Praça Marco Zero (5 zonas wi-fi); Rua da Moeda; Av. Alfredo Lisboa; Rua Mariz e Barros; Praça Tiradentes; Parada Conceito; Forte Cinco Pontas; Mercado São José (2 zonas wi-fi).

Região Norte – Mercado da Encruzilhada (04 zonas de wi-fi); Compaz Alto Santa Terezinha (08 zonas de wi-fi); Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério); Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro); Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto); Policliníca Salomão Kelner (Água Fria).

Região Noroeste – Praça do Morro da Conceição; Parque da Macaxeira; Mercado de Casa Amarela (2 zonas wi-fi); Praça do Trabalho; Sítio Trindade (2 zonas de wi-fi); Upinha Dr. Moacyr André Gomes (Casa Amarela); Biblioteca Municipal de Casa Amarela; Praça do Derby (2 zonas de wi-fi); Parque da Jaqueira (8 zonas de wi-fi); Parque Santana (3 zonas de wi-fi); Upinha Dom Hélder Câmera (Nova Descoberta); Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte); Policlínica Albert Sabin (Tamarineira); Upinha Acs Maria Rita da Silva (Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio); Upinha da Guabiraba.

Região Oeste – Arraial do Bom Jesus; Mercado do Cordeiro; Mercado da Madalena (2 zonas de wi-fi); Policlínica Lessa de Andrade (Madalena); Centro de Saúde Dr. José Dustan (Iputinga).

Região Sudoeste – Mercado de Afogados; Policlínica Agamenon Magalhães; Biblioteca de Afogados; Maternidade Bandeira Filho; Praça de San Martín; Praça de Jardim São Paulo; Jardim Botânico (2 zonas wi-fi); Centro de Saúde Bido Krause.

Região Sul – Lagoa do Araçá (2 zonas wi-fi); Pina, em frente ao Boi Preto; Policlínica do Pina; Avenida Boa Viagem, em frente ao Hotel Atlante Plaza, nos 1º, 2º e 3º jardins; na Avenida Boa Viagem nos quiosques: 3, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 33, 34, 38, 45 e 51; Pracinha de Boa Viagem (2 zonas wi-fi); Parque Dona Lindu (3 zonas wi-fi); Upinha Desembargador José Manoel de Freitas Ur4/Ur5; Policlínica Arnaldo Marques.