LIMPEZA URBANA

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um esquema especial de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval.  Para os dias de folia, o trabalho será realizado por 1000 garis e a expectativa é de que sejam recolhidas 460, toneladas nos cinco dias de festa. No ano passado, foram coletadas 530 toneladas

As ações vão abranger todos os polos da cidade e, diariamente, serão realizados mutirões para garantir que a festa recomece com o maior conforto possível para o folião. O primeiro deles tem início já na madrugada da sexta-feira (24) para o sábado (25), nas ruas que fazem parte do trajeto do Galo da Madrugada. Os serviços seguem até a Quarta-feira de Cinzas.

Além disso, a organização dos espaços também será realizada por quatro sugadores para retirar confetes e pequenos papéis e uma varredeira mecânica. A limpeza contará, ainda, com o apoio de caminhões, carros-pipa, compactadores e 400 contentores de lixo. Serão disponibilizados, ainda, 1600 litros de detergente, 400 litros de creolina, 600 litros de essência e 220 quilos de enzilimp (produto utilizado para eliminar odores).

A Emlurb atua de forma planejada, intensificando as ações antes e durante o período de folia. Além da montagem do esquema especial de limpeza, o órgão realiza o reforço dos serviços regulares como varrição, coleta, lavagem das vias e capinação durante as semanas que antecedem o Carnaval. A Praia de Boa Viagem, cartão-postal da capital, também terá a fiscalização reforçada.

Este ano, o Ecobarco e as Ecobikes seguem como aliados. Durante a festa, o equipamento que realiza a coleta dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe continuará em ação, retirando os materiais constantemente jogados pela população. Já as bikes ecológicas são equipadas com uma cesta que tem capacidade de recolher um metro cúbico de resíduos. Serão disponibilizadas quatro unidades.