Uma das principais novidades deste ano será o foco na sustentabilidade na operação de limpeza dos polos de folia, com o reforço dos pontos de coleta seletiva, buscando o comprometimento das pessoas com a importância de reciclagem de materiais e tornando o catador um dos protagonistas da festa. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai manter um Ecoponto fixo de coleta seletiva para atender os polos do Recife Antigo. Ele servirá como ponto de cadastramento e apoio dos cerca de 100 catadores das cooperativas que já atuam em parceria com a Emlurb.

Além disso, 30 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) estarão distribuídos nos pólos descentralizados e infantis. Esses últimos também receberão a visita de arte-educadores, conscientizando a criançada sobre a importância da limpeza urbana e da separação do lixo. Dois Ecopontos móveis de coleta seletiva, caminhões especialmente preparados para receberem todo o material reciclável produzido pelos foliões irão circular pela cidade. No sábado, os dois equipamentos ficarão disponíveis para atender o Galo da Madrugada e depois serão colocados em pontos estratégicos no Recife Antigo durante os dias de do Carnaval.

A Emlurb preparou ainda uma grande programação de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval.  A estrutura foi montada para os dias de festa (da sexta, 09, até a quarta de Cinzas): produtos – água (2.846.000 litros); detergente (2.010 litros); cheirinho (4.220 litros); enzilimp (280 KG); creolina (388 litros); efetivo – 1000 garis e 100 fiscais; equipamentos – 15 pulverizadores (colocar cheirinho nas vias); 01 varredeira mecanizada; 400 contenedores de lixo; 12 caminhões compactadores de lixo; 05 caixas Brooks; 02 veículos tipo com caçamba basculante de 3,0m³; 01 caixa compactadora estacionária; 09 caminhões pipa; 34 veículos leves para fiscalização; 03 caminhões munck; 04 bikes para os parques – polos infantis; 13 motocicletas para apoio na fiscalização; 01 ecobarco; 30 Ecopontos de materiais recicláveis – PEVs. Onze Ecopontos especificamente para as barreiras que a PM faz no Galo da Madrugada (para ser utilizado nos pontos de troca de garrafas de vidro por garrafas de plástico no dia do Galo).