Imprensa

A Prefeitura do Recife vai disponibilizar, por mais um ano, para todas as emissoras de TV, a transmissão ao vivo em HD e som digital da programação do Palco do Marco Zero, da Praça do Arsenal e do RecBeat, no Cais da Alfândega. Ao todo, serão nove câmeras em alta definição conectadas a uma Unidade Móvel de TV digital, que entregará às emissoras um corte limpo do desfile das agremiações, shows do palco e o áudio direto da housemix.

São sete câmaras no Marco Zero, e uma em cada um dos demais polos. A transmissão começará às 18h da sexta-feira gorda (24) indo até às 3h da madrugada durante os cinco dias de folia. O mesmo áudio será disponibilizado ainda para as emissoras de rádio, incluindo a Rádio Frei Caneca FM 101.5, da Prefeitura do Recife, que fará a transmissão ao vivo do Marco Zero e do polo do RecBeat. O sinal também ficará disponível por streaming via internet para sites e portais.

Além da formação do pool de imagens, a Prefeitura do Recife organizou a infraestrutura usada pelas emissoras de TV e Rádio, para fazer a cobertura do verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil. Próximo à Central de Artesanato vai ser montada a Central de Transmissão ao Vivo do Carnaval do Recife, uma área isolada, com segurança, acesso restrito, banheiros e geradores de energia, onde ficarão estacionadas todas as Unidades Móveis das Televisões.

Na avenida Marquês de Olinda, seis estúdios aéreos já estão montados para abrigar câmeras, apresentadores e repórteres. Uma estrutura semelhante foi montada ao lado palco para os radialistas que ancoram transmissão ao vivo, com cinco cabines. Atendendo a solicitações das televisões, a Prefeitura do Recife incluiu no projeto iluminação especial na área do público.

As equipes de reportagem terão acesso a um fosso do palco e frontstage para produção de imagens e uma sala para coletiva dos artistas no backstage. O projeto de profissionalização da infraestrutura de cobertura da imprensa no Marco Zero teve início já no primeiro ano da gestão do Prefeito Geraldo Julio e possibilitou, além da melhoria das condições de trabalho dos profissionais de comunicação, o aumento do espaço para o folião e o fim da poluição visual dos equipamentos antes instalados sem a supervisão adequada.

SALA DE IMPRENSA – Estará instalada, no primeiro andar do Paço Alfândega, uma sala de imprensa com computadores e acesso à internet, disponível para os veículos de comunicação credenciados que estiverem realizando a cobertura do carnaval. Os fotógrafos credenciados para a cobertura do Carnaval também contarão com essa estrutura de apoio com computadores e internet banda larga para descarregar o material produzido. Para ter acesso a estes serviços, os profissionais precisam estar devidamente cadastrados. No backstage do palco do Marco Zero também haverá uma sala de imprensa, onde serão realizadas as entrevistas coletivas com os artistas.