Foto: Andréa Rego Barros/PCR

 

Reconhecida pela riqueza de suas manifestações culturais e pela beleza de suas festas, Recife é o centro de convergência de Caboclinhos, Maracatus, Bandas de Pau e Corda, Tribos de Índio, dos Afoxés, do Samba… E claro, do Frevo. Uma festa irreverente, democrática que fomenta e estimula a vivência de todas as sonoridades. Este ano, a maior festa popular do estado homenageia a mais que centenária Tribo Indígena Carijós do Recife e o cantor Almir Rouche.

A Prefeitura do Recife se preparou para, mais uma vez, fazer jus a essa grande festa. Em 2017 serão 47 polos, espalhando alegria e abrigando mais de 2.000 apresentações, com 99% de atrações da cultura pernambucana entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Por eles passarão agremiações tradicionais que encantam recifenses, como o Clube de Frevo Lenhadores, a Troça Formiga sabe que Roça Come, o Bloco da Saudade, o Urso Cangaçá de Água Fria, o Caboclinho 7 Flexas. Também fazem a festa os artistas da terra como André Rio, Nena Queiroga, Marron Brasileiro, Lucas dos Prazeres, Lirinha, Orquestra Contemporânea de Olinda e Antônio Nóbrega, além dos Maestros Ademir Araújo, Duda, Edson Rodrigues, Spok e Forró.

Ainda participam da nossa folia nomes nacionais. No Marco Zero, irão se apresentar Lenine, Vanessa da Mata e Gaby Amarantos no sábado (25), Jorge Aragão e Leci Brandão no domingo (26), Titãs e Jota Quest na segunda (27) e Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba na noite de encerramento (28). O Polo do Arsenal será palco de nomes como Quinteto Violado no sábado de Carnaval (25), Tulipa Ruiz em parceria com Marcelo Jeneci no domingo (26) e Tereza Cristina, que apresenta show em homenagem a Cartola na terça-feira (28).

O Alto José do Pinho é o ponto de encontro dos amantes do rock e de sonoridades mais alternativas. É lá que será celebrado o aniversário de 20 anos do clássico ‘Tá Valendo’, obra de estreia da Devotos, banda encabeçada por Cannibal e que apresenta o show do disco no domingo de Carnaval (26). O Polo do Alto José do Pinho ainda trará nomes como Mundo Livre e  Karina Burh   na segunda (27).

As grandes atrações também serão as estrelas dos palcos nos bairros. No dia 26 (domingo), Vanessa da Mata, Gaby Amarantos e Titãs se apresentam em Campo Grande, Lagoa do Araçá e Várzea, respectivamente. Na segunda, haverá show de Leci Brandão em Brasília Teimosa, Jorge Aragão no Cordeiro, Alceu Valença no Ibura de Baixo e Elba Ramalho na Linha do Tiro.

Uma das grandes novidades do Carnaval do Recife 2017 é a decoração da cidade, inspirada na arte urbana e nos grafites. Para tanto, o escritório do arquiteto Carlos Augusto Lira irá utilizar painéis inspirados em obras que foram executadas por cinco artistas urbanos e um coletivo atuante na cidade especialmente para a festa. No repertório imagético, figuras eternizadas pelos brincantes: Caboclinhos, passistas, Reis e Rainhas de Maracatu, Músicos, Bois e o Galo da Madrugada são algumas das imagens.