ENTIDADES BENEFICIADAS:

Prefeito entrega recursos arrecadados com o 52º Baile Municipal para as seis entidades beneficentes (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Grupo Partilhar, iluminando caminhos

A instituição existe há quatro anos, fica localizada no bairro da Boa Vista e oferece gratuitamente serviços multidisciplinares para crianças, jovens, adultos e idosos. O grupo assiste atualmente a aproximadamente 50 crianças e 70 adultos e idosos. O atendimento conta com psicólogo, arte-educador, advogado, massoterapeuta, psiquiatra, assistente social e cardiologista. Assim, o grupo consegue estender o atendimento para as famílias, compreendendo que o bem-estar familiar é o ponto de partida para o equilíbrio emocional dos seus assistidos. Todos esses profissionais trabalham como voluntários no Grupo.

Centro Educacional Redenção

Voltada para educação infantil, o centro é uma escola comunitária localizada em Campina do Barreto. Atende atualmente 100 crianças com idade entre 03 e 06 anos e conta com o apoio do Educandário Nossa Senhora de Lourdes. A escola existe há 33 anos e, além de atender às crianças, faz um trabalho de apoio às famílias a partir de orientações de prevenção contra violência doméstica. O centro tem como trabalho diferenciado a preocupação com alimentação saudável e de baixo custo, uma vez que muitas das crianças atendidas chegam ao centro com deficiência nutricional. O grande projeto que o centro busca realizar é a estruturação da primeira horta comunitária do espaço.

AMAR / Aliança de mães e famílias com doenças raras

O trabalho da AMAR é desenvolvido por um corpo de voluntários que realizam encontros com as famílias, priorizando as mães e os indivíduos, com o objetivo de assessorá-las na consecução dos seus direitos, orientação quanto à tratativa e encaminhamento de situações nos âmbitos jurídico-legal, psicológico, fisioterapêutico, informacional, ocupacional, etc e atendimento às mães hospedeiras de hospitais, dentre outras. Dos encontros e das reuniões com a equipe estratégica, surgem as demandas que são levadas em forma de proposição de ações e políticas para a gestão pública, bem como desenhados os projetos que serão desenvolvidos com o apoio dos parceiros.

Centro Educacional Popular Saber Viver 

Localizado na Zona Especial de Interesse Social Ilha de Deus, na Imbiribeira, o Saber Viver existe há 34 anos e atende a toda a comunidade. São cerca de duas mil pessoas que de alguma maneira passam pelas mãos do trabalho oferecido pelo centro por meio de projetos voltados para crianças, jovens e adultos. O Saber Viver oferta, gratuitamente, atividades de cultura, esporte, lazer. Além disso, promove turismo comunitário e, por meio da conscientização ambiental, trabalha com o plantio de mudas de manguezais para recuperação desse ecossistema em todo seu entorno.

Maracatu Nação Raízes de Pai Adão

O Maracatu existe há 19 anos e, há pouco mais de dois anos, abriu suas portas para as comunidades localizadas nas proximidades do bairro de Água Fria, onde fica localizado. Com foco nas crianças e jovens da zona norte do Recife, o espaço oferece oficinas de dança, como o próprio maracatu, cavalo marinho, caboclinho entre outras que fazem parte da cultura popular. Faz parte também das atividades aulas de percussão e artesanato, neste caso voltado especificamente para idosos. O maracatu conta atualmente com 140 crianças, jovens e adultos participando das atividades oferecidas gratuitamente. Psicólogo, assistente social, arte-educadores e professores de dança e de percussão são alguns dos profissionais envolvidos voluntariamente para a realização dos trabalhos.