Concurso de Agremiações realiza apuração e define os campeões e campeãs de 2020

  Próxima >
Integrantes da Galeria do Ritmo comemoram resultado. Foto: Camila Leão/PCR

Grêmio Recreativo Escola de Samba Galeria do Ritmo, Maracatu Nação Porto Rico (baque virado), Maracatu Estrela Dourada (baque solto), Clube Carnavalesco Misto das Pás, Bloco de Pau e Corda Amante das Flores, Caboclinho Kapinawa, Índios Tabajara, Clube de Boneco O Menino do Pátio de São Pedro, Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, Urso Cangaçá e Boi Maracatu são os campeões e campeãs do Carnaval 2020 do Recife.

A apuração do resultado das 11 modalidades do Concurso de Agremiações promovido pela Prefeitura do Recife foi realizada ao vivo no Pátio de São Pedro na manhã e tarde dessa quinta-feira (27). As premiações somam um valor total de R$ 730,5 mil. Na semana do aniversário do Recife, comemorado em março, acontece o desfile dos vencedores e vencedoras do Carnaval.

Galeria do Ritmo e Gigante do Samba empataram no grupo especial, com a nota 128.7. A azul e branco faturou o campeonato no critério de desempate samba enredo, pondo fim ao reinado de 12 anos consecutivos de Gigante com a mão no troféu. A comemoração continuou noite adentro na quadra da escola no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. No bairro do Pina, Zona Sul, também teve festa vermelho e verde, com a vitória do Porto Rico do mestre Chacon.

O tradicional Clube das Pás foi pentacampeão. “Agradeço demais ao nosso carnavalesco Hilário Silva”, lembrou Guilherme Lima, entre abraços, destaque do clube que desfilou com a fantasia de Cisne Negro. Recuperando-se de uma cirurgia nas costas, Rejane Maria da Paixão foi às lágrimas com o título para o Caboclinho Kapinawa. “Comecei a desfilar para acompanhar a minha família e nunca mais parei. Lá se vão 15 anos”, disse, antes de ligar para a filha e informar a vitória por telefone.

As 11 modalidades do Concurso de Agremiações são: Boi, Urso, Troça, Clube de Boneco, Clube de Frevo, Bloco de Pau e Corda, Tribo de Índio, Caboclinho, Maracatu de Baque Solto, Maracatu de Baque Virado e Escola de Samba, dos grupos de Acesso, 2, 1 e Especial. Ao todo, 206 agremiações passaram pela Avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro de São José, área central da cidade, e Avenida do Forte, no Cordeiro, Zona Oeste.