Dia do Frevo: animação e virtuosismo no Paço do Frevo

< Anterior  Próxima >
César Michiles e a sua Transversal Frevo Orquestra no Paço do Frevo. Foto: Sérgio Bernardo/PCR

O mais pernambucano de todos os ritmos completou, neste sábado (9), 112 anos. Como não poderia deixar de ser, no Bairro do Recife houve comemoração do Dia do Frevo no Bairro do Recife, a qua proporcionou momentos de alegria, integração e deleite musical para quem passou pelo local durante a tarde.

Na Praça do Arsenal, a Orquestra Vieira animava foliões e turistas, em frente ao Paço do Frevo, equipamento mantido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Um dos mais empolgados era Valdemir José, 50 anos, que não parava de pular. “Gosto muito de participar de aulas da dança e sou assíduo aqui no Bairro”, contou o despachante jurídico, morador da Boa Vista.

No meio da tarde, o terceiro andar do Paço abrigou de crianças pequenas, passando por adolescentes e jovens, até gente idosa que participou de vivências corporais baseada no frevo. As práticas foram realizadas por Otávio Bastos e Júnior Viegas, professores do Paço.

Público participou de vivências baseadas no frevo. Foto: Sérgio Bernardo/PCR

Em seguida, o Recicoral encantou os presentes com a beleza das vozes de seus componentes. O grupo vocal nasceu das turmas de técnicas de canto oferecidas no Paço do Frevo, sob o comando e regência do maestro Júlio César Soares.

Comandada por César Michiles, a Transversal Frevo Orquestra encerrou a programação com uma apresentação que uniu virtuosismo e beleza sonora. A ideia de criar o projeto surgiu pelo desejo dele de participar mais ativamente dos grandes shows do Carnaval.

Normalmente, ele só fazia participações pontuais como convidado em apresentações de amigos e conhecidos. Visto que não havia muito espaço para seu instrumento, a flauta transversal, dentro das tradicionais formações de orquestras e bandas.

As ideias iam amadurecendo à medida que Michiles participava de concursos de frevo organizados pela Prefeitura do Recife.

Em 2008, quando ganhou a competição realizada à época, Michiles finalmente sentiu que poderia investir numa formação em que a flauta solasse e fosse a protagonista. “São 19 músicos no palco. No final de 2017, fiz o primeiro clipe da orquestra. Graças a Deus deu tudo certo e as pessoas têm elogiado”, comemora.

O primeiro disco da Transversal Frevo Orquestra foi lançado recentemente e pode ser encontrado em formato físico e em todas as plataformas digitais. Ouça aqui.

Veja participação da orquestra comandada por César Michiles no Carnaval do Recife 2018.