Rua da Moeda será palco do primeiro ensaio das Nações de Maracatu de Baque Virado

< Anterior  Próxima >

Encontro será o primeiro de uma série que culminará com o espetáculo Tumaraca, Encontro de Nações que acontece no Marco Zero na quinta da semana pré. Encontro de hoje contará com a participação de Cleyton Barros, do Cordel do Fogo Encantado (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A sexta será regida pelo primeiro ensaio de Nações de Maracatu que irão integrar o Tumaraca, espetáculo que já faz parte da programação oficial do Carnaval do Recife há mais de quinze anos. A partir das 18h de hoje (01/02), as Nações do Encanto da Alegria, Estrela Dalva e Estrela Brilhante do Recife se reunirão na rua da Moeda, quando realizam o primeiro de quatro encontros coletivos na Rua da Moeda que acontecerão sempre às sextas (01, 08, 15 e 22 de fevereiro).

Entre as novidades para o espetáculo de 2019, o Tumaraca prestará reverência ao Cordel do Fogo Encantado, que subirá ao palco para participar dos festejos com as centenas de batuqueiros. No ensaio de hoje, o violonista e cantor Cleyton Barros participa do ensaio, que deverá reunir mais de 100 batuqueiros que serão regidos conjuntamente pelos mestres das Nações.

O Tumaraca irá reunir 12 Nações, que têm feito ensaios separadamente nas comunidades às quais estão ligados e juntos irão levar ao Palco do Marco Zero a potência dos tambores, agbês, caixas e gonguês ao som do coro de vozes regido pelo Coral Voz Nagô, grupo fundado pelo saudoso Naná Vasconcelos, mentor da empreitada que faz a festa dos amantes dos baques.

Recife terá dezenas de prévias – Até o dia 28 de fevereiro, a cidade terá ainda encontros de Baques de Caboclinhos e Tribos de Índios, concursos como de passistas e porta-estandartes e muito mais Confira a programação completa de prévias no site http://carnavalrecife.com.